Avançar para o conteúdo principal

 

Sábio, é quem mesmo, aprisionado no jugo das atuais sociais injustiça, tira proveito do viver e tem capacidade de criar com compreensão e conhecimento. Quem tem a sensibilidade de assimilar a mais benfeitorias os feitos da existência que nos envolve. Tirar a mais ensinamentos, dos antigos ditos e ditados. Dos usos e costumes.  Do aproveitado que ficou como tradição e aprendizagem. A impulsionar-nos ao provir de melhor existência É trabalhar a um futuro de mais provir. Para falarmos de um pouco de tudo, não é forçosamente necessário um canudo. Basta ter de facto, vivido a existência. Todo e qualquer feito, bom ou mau, por mais que se queira apagar. Fica gravado no que na realidade somos. Ter a capacidade de falar, sem deturpação, do saber, factos e acontecimentos. Demonstra que vivemos realmente o tempo da existência. Aprendendo o vivido. Para com melhor existência continuar na senda do conhecimento a melhor futuro.

Camões foi um sortudo, escreveu epopeias, heroísmo, elevou o Pátrio. Porque na realidade, viveu essa época. Hoje, a bem da verdade, lamentavelmente, dado que Portugal vive as suas piores décadas, só se podem escrever tristezas.

Tirem-me deste caixote.

Como eu queria um outro D. Quixote.

Que segurasse na mão, obreira espada.

Sempre ao fraco prestada.

Mesmo que fosse de fraca madeira.

Mas tivesse ordem obreira.

Nem que fosse saída de éter teátrico.

Na grandeza de desejo onírico.

Acordado, falo ao mundo. Por má espada, ensurdecido.

E a alguns alforjes, empobrecido.

Tu mais iluminado.

Que ainda pelas trevas não foste minado.

Livra-me deste caixote apodrecido

Por traiçoeiras farpas embrutecido

Que do grito, só se enche de entulho

Feito na vergonha, do atual medalhado, espúrio orgulho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MURAL VASCO DA GAMA

MURAL,construído com moedas portuguesas de diversos metais e valores. Aplicadas sobre pintura a óleo. É sempre bom que ainda se vá falando dos Lusos Castelos, dos lusos navegadores, dos descobrimentos e do Portugal português de ontem.

DE SAGRES AO MUNDO

Painel De Sagres ao Mundo pintura de fundo a óleo sobre base de platex. Na construção deste painel foram utilizadas moedas de diferentes valores e metais. O autor incluiu neste painel um poema de sua autoria. This mural was built with coins from different countries, with different values and matals. The artist uses coins in his mural with the aim of enhancing the immeasurable value of the heroic exploits of the Portuguese navigators. This mural also includes a poem from the artist. Medidas do painel  Measures: 1.05 X 0.90 Metros 

HORIZONTES

Painel Horizontes Na construção deste painel foram utilizadas moedas de diferentes países, valores, cores e metais. Todas as moedas foram aplicadas sobre uma pintura de fundo a óleo, em base de platex. In the structure of this mural, over a background oil painting in platex, were used several coins from different countris, values,sizes, colours and metals. Medidas do painel / Mesasures: 1.23 X 1.71 Metros