Avançar para o conteúdo principal

 

Entre os que têm uma verdade, e nela acreditam. E os que mentem, pela verdade que querem acreditar e fazer os outros acreditar. Ou os que deturpam. Ou até, aqueles que, ao interesse de alguns, são forçados a cantarolar o que lhes convém, seja verdade ou mentira. Neste todo de incertezas, como é possível que haja tantos oportunistas, que por mísero prato de feijões, dizem mal de ontem. Ou bem, do que não conhecem. Só para andarem nesta ribalta de mascarados. De vendilhões de uma qualquer falseada verdade. Dos mesquinhos e complexos disse, que disse. Dos políticos que com ares de grande conhecimento, sobre casos que por um motivo ou por outro, acontecem no palco político. Logo correm a dizer: eu há muito, que já tinham dito. Mas não me escutaram. Mas quando eram governo, nada fizeram. A não ser ajudar a que Portugal se afundasse em dividas. E vergonhosamente, caísse na mão dos agiotas. E dos disse que disse. E dos tantos oportunistas, que batem palmas, a qualquer prato de feijão. Sem medirem o tempo, que sempre vai viajando a mais conhecimento. Mas muitas vezes perdido na pólvora da mentira e falsas habilidades.

Mascarado para a farsa altruísta.

No mel, me lambuzei, como político oportunista.

Mas ao ver instituída por mim tanta desgraça.

Sozinho, choro a minha raça.

Enquanto sonho, com fuzilamento em disforme paredão.

A Deus Imploro o meu perdão.

Consciência! Deixa-me só! Para o meu eu cantar.

E para o meu interior gritar.

Esta farsa, que me vai enchendo a gamela.

E na incontrolável remela

Que da Alma me chega à vista

De forma imprevista.

Deixa-me cegar!

Para continuar a mentir, e o brioso passado negar.

Em interior dor sem conscencioso legar.

Deixa-me cantar!

E falsamente gritar.

Por um floreado canudo de falseados prometimentos.

Sem quaisquer sociais valimentos.

Mas farto a milionários políticos, instituídos vencimentos.

Legalizados num florido, conluiado de associação criminosa.

Que de forma partidária, danosa e manhosa.

Fomenta gravíssimas sociais assimetrias.

E nega a Portugal, passadas briosas honrarias.

Deixa-me cantar!

E só para mim, vergonhosamente gritar.

Toda esta minha hipocrisia.

Viver esta nacional acinesia.

Pois não passo de um trovador, feito a qualquer vento.

Em demanda de fácil sustento.

Sou um palhaço! Um falhado! Que canto a qualquer revolução.

Mesmo que leve o povo, a miserável condenação.

E se o vento mudar o eco, logo eu, mudo a minha canção.

E consoante as novas dos canudos de aço, será a minha intervenção.

Deixa-me cantar!

E sem me denunciar, ao meu interior gritar.

A tanta oportunista política palhaçada

Que pelo mundo caminha disfarçada.

A gozar de passada herança.

E conluiada ao jugo dos canudos vai enchendo a pança.

Do que é roubado, do parco cibo do esforçado.

Que a Portugal, não caminha embuçado.

E altivo respeita o passado, que por Portugal foi alcançado.

Deixa-me cantar!

E à consciência, na ganância adormecido gritar.

Que a ganância da minha pança, nega-me a moralidade.

Mas como sou, tudo barriga, que se dane a nacionalidade.

O florido circo, por alguém foi montado.

A um sistema administrativo só a si prestado.

E sem qualquer sentido de estado.

Em promiscua política oligarquia, vai-se revezando.

E sem consciência, do que vai perdendo.

 Ao povo, ao todo gritante! Portugal vai negando.

Deixa-me cantar!

E até para mim, falsamente gritar.

Há minha gamela. Na TV vou mentindo.

E o ser do meu interior omitindo.

Em couraça de mentiras vou destruindo

Os trovadores da verdade.

Camões e a Lusa realidade

O todo da Portugalidade.

Que em pano branco navegou pela planetária universalidade.

Deixa-me cantar.

E de consciente atormentado gritar.

Reconheço que por ganância, sou um político mentiroso.

Mas vencível! Como outrora foi o Adamastor tormentoso.

Nada do que canto, vem do meu pertencer honroso.

Mas sim! Do cobarde medo de corpo sofrido.

Por falta de coragem de gritar, que cano de aço florido.

Foi porta a mercado de agiota.

Espinhoso jardim antipatriota.

Deixa-me cantar

Agora rico, mas desiludido, ao meu ser gritar.

Só digo mal de ontem, e de quem a Portugal sempre defendeu.

E por Portugal sempre empreendeu.

Porque não tenho vergonha, e por fácil gamela, perdi a dignidade.

Perdi a Alma da Lusitanidade.

Abjurei egrégios honrados

Que outrora, nos fizeram grandes e respeitados.

Erguendo o nosso Padrão, para lá dos mares nunca dantes navegados.

A Gritarem Portugal

A um todo Universal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MURAL VASCO DA GAMA

MURAL,construído com moedas portuguesas de diversos metais e valores. Aplicadas sobre pintura a óleo. É sempre bom que ainda se vá falando dos Lusos Castelos, dos lusos navegadores, dos descobrimentos e do Portugal português de ontem.

DE SAGRES AO MUNDO

Painel De Sagres ao Mundo pintura de fundo a óleo sobre base de platex. Na construção deste painel foram utilizadas moedas de diferentes valores e metais. O autor incluiu neste painel um poema de sua autoria. This mural was built with coins from different countries, with different values and matals. The artist uses coins in his mural with the aim of enhancing the immeasurable value of the heroic exploits of the Portuguese navigators. This mural also includes a poem from the artist. Medidas do painel  Measures: 1.05 X 0.90 Metros 

HORIZONTES

Painel Horizontes Na construção deste painel foram utilizadas moedas de diferentes países, valores, cores e metais. Todas as moedas foram aplicadas sobre uma pintura de fundo a óleo, em base de platex. In the structure of this mural, over a background oil painting in platex, were used several coins from different countris, values,sizes, colours and metals. Medidas do painel / Mesasures: 1.23 X 1.71 Metros