Avançar para o conteúdo principal

 

A UM PORTUGAL MELHOR

E PARA QUE A MEMÓRIA NÂO SE APAGUE

AO ADVIR DE MUNDO MAIS JUSTO

ESTE ESCRITO


Enquanto uns poucos, no saber e progresso da humanidade edificam escolas. Muitos, ao enchimento de pessoais alforges, incendeiam-nas. Ou obrigam-nas ao seu chicote. Negando o saber ao benefício colectivo.

«»

A esta data, por mais emancipação que o universo nos tenha permitido. Ainda somos o musgo da pedra. Em que cada ser, como  filho de um outro ser. Só caminha há sua pança. Sem o saber da verdade. E porque ainda, mal conhece o seu todo. Longe dista do todo exterior. O que o leva ainda a caminhar ao traçado destino. Como marioneta dependente de diversas forças que o ligam ao núcleo do planeta. Gerenciado pelo núcleo universal de vida. Mas muitas vezes, vê-se manietado por semelhantes, que por falta de inteligência se julgam mais espertos. Mas que, também caminham ao sonho da Pedra Filosofal. Sem saberem que, a mesma, não passa do chão que pisam. O qual, por alguns espertos. É aos espertos alforges, profundamente e criminosamente desrespeitado.

«»

Portugal acorda!

Ao pescoço já tens a corda.

Egas Moniz já foi história.

E agora, amordaçada a história. Morreu à Lusa vitória.

Na corda de partidária revolta.

Que vai levando a população envolta.

Em tretas e promessas.

Que para a populaça, saem sempre goradas e adversas.

Enquanto vão enchendo os alforges da política malta.

Que o amealhado de ontem assalta.

Enquanto vão andando a dizer mal, uns de outros, na política ribalta.

De toda uma populaça amordaçada.

E pela desgraça do desemprego ameaçada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MURAL VASCO DA GAMA

MURAL,construído com moedas portuguesas de diversos metais e valores. Aplicadas sobre pintura a óleo. É sempre bom que ainda se vá falando dos Lusos Castelos, dos lusos navegadores, dos descobrimentos e do Portugal português de ontem.

MURAL GALEÃO SÉC.XVI

Painel Galeão Português Séc. XVI Com uma pintura de fundo a óleo do Mestre orlando, a construção do Galeão em moedas de diversos países, valores e metais, aplicadas pelo sistema de colagem sobre a pintura. With a background oil painting from Master Orlando, the construction of the galleon was made with a wide amount of coins from different countries, values and metals. Medidas do painel / Measures: 1.70 X 1.20 Metros
  Na nossa ainda limitação, alegramo-nos com o som que produzimos.   Porque ainda, não sabemos escutar o espaço vazio. O gritante eco do silêncio. Ou o som do tempo. A verdadeira linguagem da vida. Mas, como vamos andando. No acompanhar do tempo, vamos imitando e harmonizando alguns dos sons que já conseguimos escutar, consoante o tempo, vai conquistando espaço. Ao mesmo, nos vamos completando. Até que um dia, compreenderemos e atingiremos o eco e movimento do tempo a abrir portas ritmadas a mais acompanhamento. Curvado Não é curvo. Mas a distância é sempre circular. E o longínquo é horizonte ainda turvo. Não dá para até lá pular. Nem para saltitar Mas ao tempo, a idade não estaciona. E na terra, caminha sempre a debilitar. O lugar do tempo, assim nos pressiona. Nesta regra, temos que caminhar. Depois de cansados de gatinhar. E como tudo, de um todo é oriundo. Horizontalmente. Na força do crescimento nos elevamos. Sem no todo do mundo. O calendário ...